top of page

Entre psicologia e educação

Grupos

Cura entre mulheres
Cura entre mulheres

Processo coletivo de cura entre mulheres.

 

Encontros presenciais quinzenais com duas horas de duração.

 

Esse grupo nasceu com uma proposta intimista, realizado entre amigas e mulheres próximas, e a partir dessa primeira experiência ele se reinventa com abertura de novas vagas. Eu ofereço minha presença, minha escuta e minha atual jornada entre cantos, tambores e danças. Também ofereço coordenar o processo e conduzir os encontros. Trago na minha bagagem minha trajetória como pessoa, mulher, psicóloga, mãe, educadora, doula e minha busca nas culturas tradicionais brasileiras permeadas pelos universos afro e indígena. Carrego reflexões sobre a construção histórica  e social sobre ser mulher, as opressões que sofremos, violências explícitas e veladas, a singularidade de ser mulher no mundo hoje, a força das mulheres e da criação coletiva, o cuidado de si e do outro, reflexões teóricas do livro Mulheres que Correm com Lobos, a lenda das 13 matriarcas e a mandala lunar.

A proposta é de construção de um processo. Não há problemas caso você não possa comparecer um dia ou outro mas a ideia é se comprometer com a experimentação ao longo do tempo. A estimativa de duração é de cerca de 4 meses, então teremos um fechamento e o grupo se reinicia, com aquelas que quiserem continuar e reabertura de vagas. 

 

Caso tenha interesse em participar entre em contato. Sinta-se livre para convidar outras mulheres. 

Potência em nós, potência dos nós
Potência em nós, potência dos nós (cuidar das crianças cuidando de si)

Como cuidar das crianças e de si?

Prática individual ou em grupo aliada aos propósitos de auto-percepção, reconhecimento de si e do outro e desenvolvimento de estratégias para lidar com situações difíceis na relação com as crianças.

 

Trabalho sustentado a partir de reflexões sobre subjetividade, infância, educação e maternagem/paternagem buscando romper com autoritarismos da relações entre adultos e crianças e contribuir para o exercício de uma maternidade/paternidade como prática de liberdade. Uma proposta de escuta, acolhimento, elaboração e criação de estratégias necessárias para lidar com diversas situações.

 

Cuidar do outro é cada vez mais potente ao exercermos o cuidado de si.

Brincar itinerante
Brincar itinerante (grupo para crianças em educação não-formal)

Grupo para crianças.

Grupos multietários voltados ao brincar numa proposta de educação como prática de liberdade.

 

Tem por objetivo propiciar às crianças a ampliação de suas maneiras de se relacionar e compreender o mundo e a si próprias. Com esse intuito são construídos momentos de encontros, experimentações e explorações num estreito diálogo com culturas tradicionais, manifestações populares e elementos da natureza. Essa prática fundamenta-se tendo como princípios a escuta, o acolhimento e o respeito à singularidade de cada criança - tempos, pausas e movimentos - está articulada a um olhar atento às relações e aos acontecimentos e tem como sustentação momentos frequentes e regulares de pensamento, reflexão e estudo.

Entre arte e terapia
Entre arte e terapia (grupo terapêutico para crianças)

Grupo terapêutico para crianças.

Grupos concisos com cerca de quatro crianças voltado à interlocução entre saúde e educação. 

Tem por objetivo observar e compreender como cada criança se relaciona com o mundo nesse momento da vida buscando auxiliar na construção de novas ferramentas psíquicas e materiais para lidarem com os desafios cotidianos do viver, do conviver e do processo de ensino e aprendizado.

bottom of page