top of page

Entre psicologia e educação

Consultorias

Escolas de educação infantil e ensino fundamental
Escolas de educação infantil e ensino fundamental

Essa consultoria consiste em conhecer o lugar, a proposta, o funcionamento e o dia-a-dia da instituição e poder pensar junto com a gestão e a equipe como potencializar o trabalho realizado e como lidar com desafios que vão surgindo ao longo do caminho.

 

O fundamento do trabalho está numa concepção de educação como prática de liberdade, na valorização das singularidades, no olhar atento para as relações e tem como princípios presença, escuta e acolhimento. A atuação tem formas variadas a depender das necessidades evidenciadas: estar na prática observando o campo; estar na prática com as crianças; realizar uma ação específica ou propor alguma experimentação para as crianças; conversas com a gestão; conversas com a equipe; conversas com as famílias. 

Parceria de trabalho com a psicóloga Laura Albuquerque Azevedo (CRP 06/149496).

Para conhecer o projeto detalhado entre em contato. 

Espaços de educação não-formal, coletivos e creches parentais
Espaços de educação não-formal, coletivos e creches parentais

Essa consultoria consiste em apoiar grupos, coletivos e instituições de educação não-formal no processo educacional proposto.

 

Nossa ideia é oferecer os suportes necessários a cada iniciativa. Pode ser que isso signifique contribuir no pensamento e criação de estratégias de várias nuances:

                                  concepção do projeto - princípios, valores, formatos possíveis;

                         estrutura do projeto - onde, com quais pessoas, o que precisa ter no espaço, que materiais são necessários, como organizar, etc.;

                         execução do projeto - como fazer, quantidades de dias com crianças, reuniões necessárias, assuntos sobre infância, subjetividade, formas de se relacionar que achamos importantes de serem  discutidos;

                                 avaliações processuais - como está funcionando hoje, o que está dando certo, o que está dando errado, propostas de mudanças pontuais, propostas de mudanças estruturais;

                                 por último mas não menos importante como potencializar o diálogo entre todos os envolvidos para que as conversas, decisões e a própria prática fluam da melhor maneira e seja possível cada um colocar seu pensamento, seja possível discordar, seja possível lidar com os conflitos que irão aparecer e seja possível chegar em formas interessantes de resolução de tais conflitos.

Parceria de trabalho com a pedagoga Ana Clara Yoshitake.

Para conhecer o projeto detalhado entre em contato.

bottom of page